RELATÓRIO 4ª OFICINA GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
No dia 06 de agosto de 2009, em Cabixi aconteceu na Escola José de Anchieta a 4ª oficina para tratar das Unidades 15 e 16 da TP4. a oficina foi realizada com a leitura compartilhada de uma mensagem “Carregando Cruzes” a qual trouxe uma reflexão voltada aos acumulo de afazeres do nosso dia a dia que muito reclamamos e pedimos para amenizá-las, mas que por outro lado amenizando poderá nos causar problemas futuros. Em seguida, como formadora reforcei falando sobre o compromisso deles com as atividades a serem aplicadas e o relato que precisam me entregar que estão deixando a desejar, que muitas vezes fazem até mais, porém não registra aquilo que fazem, ficando assim como se não estivessem feito, a maioria aplicou as atividades, porém não trouxeram para socializá-las, ressaltei a importância do registro e que isto não acontecesse mais.Assim dei continuidade na oficina com a apresentação dos objetivos da Unidade 15, seguido da leitura do texto”Admirável mundo louco” de Ruth Rocha”, fizemos uma reflexão respondendo oralmente as atividades e também analisando a possibilidade de trabalhar o texto com os alunos. Demos continuidade com a leitura do texto “A expansão da pobreza nas cidades”, após a leitura foram divididos em grupos para elaborarem perguntas segundo os critérios: -claras apresentadas no texto- diretas;- que exigem do leitor uma busca mais cuidadosa- inferências; resposta pessoal , baseada em valores e percepção do mundo; gosto pessoal, preferências e aversões; Intertextualidade.
Em seguida passamos a unidade 16 com a leitura dos objetivos e a criação de um texto utilizando as seguintes palavras: muxuango,hermeneuta, vituperado, defenestração, perfunctório, falácia, ignóbil, sibilino, uxoricídio, apoplexia. Os cursistas preferiram criar o texto individualmente, foram tirados os dicionários e qualquer meio que pudessem pesquisar. Depois de terminado, coloquei o significado das palavras no computador e foi muito divertido. Interessante foi perceber a necessidade do dicionário e que se conhecêssemos os significados como seria diferente o texto, então fizemos uma reflexão voltada para o uso do dicionário.
Outra atividade realizada foi a leitura dos textos “Minhas não férias” e a socialização de duas questões relacionadas a produção de textos segundo a prática de cada um. Finalizamos a oficina com uma avaliação reflexiva ressaltando em que o Gestar II tem contribuído na prática pedagógica, como também uma auto avaliação do cursistas relacionada a sua participação e aplicação das atividades.
No dia 06 de agosto de 2009, em Cabixi aconteceu na Escola José de Anchieta a 4ª oficina para tratar das Unidades 15 e 16 da TP4. a oficina foi realizada com a leitura compartilhada de uma mensagem “Carregando Cruzes” a qual trouxe uma reflexão voltada aos acumulo de afazeres do nosso dia a dia que muito reclamamos e pedimos para amenizá-las, mas que por outro lado amenizando poderá nos causar problemas futuros. Em seguida, como formadora reforcei falando sobre o compromisso deles com as atividades a serem aplicadas e o relato que precisam me entregar que estão deixando a desejar, que muitas vezes fazem até mais, porém não registra aquilo que fazem, ficando assim como se não estivessem feito, a maioria aplicou as atividades, porém não trouxeram para socializá-las, ressaltei a importância do registro e que isto não acontecesse mais.Assim dei continuidade na oficina com a apresentação dos objetivos da Unidade 15, seguido da leitura do texto”Admirável mundo louco” de Ruth Rocha”, fizemos uma reflexão respondendo oralmente as atividades e também analisando a possibilidade de trabalhar o texto com os alunos. Demos continuidade com a leitura do texto “A expansão da pobreza nas cidades”, após a leitura foram divididos em grupos para elaborarem perguntas segundo os critérios: -claras apresentadas no texto- diretas;- que exigem do leitor uma busca mais cuidadosa- inferências; resposta pessoal , baseada em valores e percepção do mundo; gosto pessoal, preferências e aversões; Intertextualidade.
Em seguida passamos a unidade 16 com a leitura dos objetivos e a criação de um texto utilizando as seguintes palavras: muxuango,hermeneuta, vituperado, defenestração, perfunctório, falácia, ignóbil, sibilino, uxoricídio, apoplexia. Os cursistas preferiram criar o texto individualmente, foram tirados os dicionários e qualquer meio que pudessem pesquisar. Depois de terminado, coloquei o significado das palavras no computador e foi muito divertido. Interessante foi perceber a necessidade do dicionário e que se conhecêssemos os significados como seria diferente o texto, então fizemos uma reflexão voltada para o uso do dicionário.
Outra atividade realizada foi a leitura dos textos “Minhas não férias” e a socialização de duas questões relacionadas a produção de textos segundo a prática de cada um. Finalizamos a oficina com uma avaliação reflexiva ressaltando em que o Gestar II tem contribuído na prática pedagógica, como também uma auto avaliação do cursistas relacionada a sua participação e aplicação das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário