quinta-feira, 16 de julho de 2009

Relatório do dia 02 e 03 de março em Porto Velho

No dia 02/04/2009 iniciamos a oficina com a leitura do texto “Minhas não Férias” e foi discutido sobre a idéia do texto, em seguida discutimos sobre as oficinas que nós formadores desenvolveremos em nossas cidades, depois lemos os objetivos da Unidade 13 da TP4 e fizemos a seguinte atividade: Escrever um texto empregando estas palavras, sem uso de dicionário ou qualquer outro tipo de pesquisa.
• muxuango
• hermeneuta
• vituperado
• defenestração
• perfunctório
• falácia
• ignóbil
• sibilino
• uxoricídio
• apoplexia
O texto elaborado pelo meu grupo foi:
Ignóbil viu-se muxuango diante daquela defenestração. A falácia da qual havia sido vítima não lhe permitia nem mesmo ser o hermeneuta que sempre pensou ser. Vituperado saiu em busca do autor daquele perfunctório. Restava ele pouco tempo, pois a aplopexia a cada dia tornava-se mais constante e na caixa de sibilino restava apenas um comprimido. Se não apressasse recorrer ao uxoricídio seria sua única opção.
Grupo: Valéria, Cláudia, Ana Raquel, Luiza, Claudemir, Joelygia e Luciane.
Depois foi realizada a socialização, todos os grupos leram o texto elaborado, só depois de todos lerem que a professora passou o significado real das palavras. Foi muito divertido. Em seguida fizemos a leitura do texto “Relógio Zangado” de Bertoni Ricardo, 2006. Também do texto Palavras são palavras da TP 5 página 36. Mais uma vez nesta hora a professora reforçou as tarefas dos cursistas e o compromisso.
No período da tarde iniciamos com a leitura do texto – Marta Feminina no Universo Literário, (Afonso Romano Santana – Marina Colasanti). A próxima atividade foi Ler o texto “Os diferentes estilos de Paulo Mendes Campos” e reescrever a notícia empregando um estilo sorteado como por exemplo; estilo Jô Soares, Tiririca, Cidi Moreira, Romário, Presidente Lula, Xuxa, Hebe, Silvio Santos,Galvão,Luciano Huck,Faustão,
Comentários sobre os estilos usados e as características de cada um. A atividade foi interessante, pois percebemos quanto os estilos são diferentes e que convivemos diariamente e não nos damos conta das diferenças.
Em seguida assistimos ao poema Metade de Oswaldo Montenegro e fizemos a transposição para a linguagem não verbal, conforme a nossa identificação com as partes do poema. Finalizamos este dia com a socialização das atividades.
No dia 03/03/2009, por incrível que pareça, não estávamos esgotados, nem ligamos que o curso só terminaria as 18 h, estávamos todos vidrados e não queríamos perder nenhum minuto do curso, este dia o estudo foi da unidade 18 TP5, foi lido os objetivos e lido o poema “Traduzir-se”, de Ferreira Gullar para a transposição do texto verbal para a linguagem não verbal, por meio de imagens e cores. Em seguida realizamos a análise e socialização dos trabalhos.
Em seguida foi passado um vídeo com uma música cantada por Raimundo Fagner e Chico Buarque e fizemos a observação do vídeo com a música sendo interpretada por Adriana Calcanhoto, realizamos uma breve análise da interpretação proposta pelos artistas.
A partir da leitura dos textos “Coisas típicas do Brasil” e “Rodeio”a seguir e, fundamentando-se nos comentários sobre texto , discurso e textualidade, produzir outros textos com coerência e sem coesão. Em seguida foi feito a socialização e a construção do Hino do Gestar II. A professora montou o blog do Gestar II e os formadores ficaram com a tarefa de sempre alimentar o blog. E o curso foi finalizado com uma palestra com a professora com o tema “ri melhor quem ri na escola”




Nenhum comentário:

Postar um comentário