3ª oficina – Gestar II Língua Portuguesa
No dia 02/07/2009 foi realizada a 3ª oficina de Língua Portuguesa, mesmo com a falta de alguns professores e da coordenadora que estavam em curso em Porto Velho a oficina foi trabalhada. Foi iniciada com a leitura “PRESENÇA” retirado da revista Carta ao Professor escrito por Carlos Gomes da Costa. Em seguida foi feito um questionamento de nossas atitudes como educadores, se estamos apenas perto dos alunos ou estamos presentes e assim todos participaram da indagação e terminamos nossa indagação com a leitura do artigo da Nova escola “O aprendizado das lições ocultas” de Luis Carlos de Menezes, falando que os professores devem ter consciência de que ensinam muito além de suas palavras, que as atitudes dizem mais que as palavras. Estas leitura permitiram uma reflexão profunda sobre nossas atitudes no dia a dia, contribuindo para melhorarmos o relacionamento com nossos alunos. Após o estudo dos textos passamos ao relato de experiências das atividades, onde alguns professores expuseram suas angústias, suas satisfações e sempre relatando sobre a falta de tempo para os estudos. Passamos ao estudo da TP4 Unidade 13, lemos os objetivos e os depoimentos de Patativa de Assaré e Paulo Freire sobre suas práticas de leitura. Respondemos as questões oralmente e discutimos sobre as experiências pessoais com o mundo e com as práticas sociais presentes no cotidiano dos alunos. Também lemos e discutimos o avançando na prática de cada seção e houve troca de experiências entre os professores.
Em seguida discutimos algumas sugestões de atividades que poderão ser trabalhadas com os alunos como: trabalhar a leitura de placas, outdoors, letreiros, rótulos, ambientes públicos, etc..Vários exemplos de atividades foram apresentadas e sugeridas. Após lemos a música Baião e em cima da música os cursistas prepararam uma aula:
PLANO DE AULA:Estudo do texto Baião
A aula será desenvolvida com os alunos do 7º ano com a duração de duas aulas.
HABILIDADES ABORDADAS:
- Localizar informações explícitas em um texto.
- Localizar informações implícitas em um texto.
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
METODOLOGIA:
- Leitura silenciosa do texto Baião.
- Acompanhar a música e cantar com o auxílio do aparelho de som.
- Conversa dialogada sobre o assunto do texto, indagando a intenção do texto.
- Responder as questões elaboradas do texto Baião.
- Realizar a socialização das atividades abordando o gênero do texto e também sobre o convite.
RECURSOS:
- Aparelho de som, CD, textos mimeografados, lápis, caneta, borracha.
AVALIAÇÃO: Na avaliação será abordada a participação e o desenvolvimento das atividades.
Demos continuidade com a Unidade 14 da TP 4, lendo os objetivos e o texto “Nossa cidades”, como proposta de aula adequando as turmas. No término realizamos uma avaliação onde todos colocaram suas opiniões sobre o desenvolvimento das oficinas, de um modo geral todos estão gostando, mas a dificuldade esta na falta de tempo para ler as TPs e preparar atividades e reclamaram também da falta de alguns cursistas, sendo que todos tem a 5ª feira a tarde livre para o Gestar. Assim encerramos a oficina e ficou determinado que toda quinta feira a partir das 1300 horas eu estarei no Colégio José de Anchieta para atende-los na preparação das atividades e auxílio nas dúvidas.
Professora: Luciane Zerbinatti Marchesini
No dia 02/07/2009 foi realizada a 3ª oficina de Língua Portuguesa, mesmo com a falta de alguns professores e da coordenadora que estavam em curso em Porto Velho a oficina foi trabalhada. Foi iniciada com a leitura “PRESENÇA” retirado da revista Carta ao Professor escrito por Carlos Gomes da Costa. Em seguida foi feito um questionamento de nossas atitudes como educadores, se estamos apenas perto dos alunos ou estamos presentes e assim todos participaram da indagação e terminamos nossa indagação com a leitura do artigo da Nova escola “O aprendizado das lições ocultas” de Luis Carlos de Menezes, falando que os professores devem ter consciência de que ensinam muito além de suas palavras, que as atitudes dizem mais que as palavras. Estas leitura permitiram uma reflexão profunda sobre nossas atitudes no dia a dia, contribuindo para melhorarmos o relacionamento com nossos alunos. Após o estudo dos textos passamos ao relato de experiências das atividades, onde alguns professores expuseram suas angústias, suas satisfações e sempre relatando sobre a falta de tempo para os estudos. Passamos ao estudo da TP4 Unidade 13, lemos os objetivos e os depoimentos de Patativa de Assaré e Paulo Freire sobre suas práticas de leitura. Respondemos as questões oralmente e discutimos sobre as experiências pessoais com o mundo e com as práticas sociais presentes no cotidiano dos alunos. Também lemos e discutimos o avançando na prática de cada seção e houve troca de experiências entre os professores.
Em seguida discutimos algumas sugestões de atividades que poderão ser trabalhadas com os alunos como: trabalhar a leitura de placas, outdoors, letreiros, rótulos, ambientes públicos, etc..Vários exemplos de atividades foram apresentadas e sugeridas. Após lemos a música Baião e em cima da música os cursistas prepararam uma aula:
PLANO DE AULA:Estudo do texto Baião
A aula será desenvolvida com os alunos do 7º ano com a duração de duas aulas.
HABILIDADES ABORDADAS:
- Localizar informações explícitas em um texto.
- Localizar informações implícitas em um texto.
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
METODOLOGIA:
- Leitura silenciosa do texto Baião.
- Acompanhar a música e cantar com o auxílio do aparelho de som.
- Conversa dialogada sobre o assunto do texto, indagando a intenção do texto.
- Responder as questões elaboradas do texto Baião.
- Realizar a socialização das atividades abordando o gênero do texto e também sobre o convite.
RECURSOS:
- Aparelho de som, CD, textos mimeografados, lápis, caneta, borracha.
AVALIAÇÃO: Na avaliação será abordada a participação e o desenvolvimento das atividades.
Demos continuidade com a Unidade 14 da TP 4, lendo os objetivos e o texto “Nossa cidades”, como proposta de aula adequando as turmas. No término realizamos uma avaliação onde todos colocaram suas opiniões sobre o desenvolvimento das oficinas, de um modo geral todos estão gostando, mas a dificuldade esta na falta de tempo para ler as TPs e preparar atividades e reclamaram também da falta de alguns cursistas, sendo que todos tem a 5ª feira a tarde livre para o Gestar. Assim encerramos a oficina e ficou determinado que toda quinta feira a partir das 1300 horas eu estarei no Colégio José de Anchieta para atende-los na preparação das atividades e auxílio nas dúvidas.
Professora: Luciane Zerbinatti Marchesini
Nenhum comentário:
Postar um comentário