No dia 30 de março de 2009, às 08h00min deu-se início a abertura da 2ª etapa de Formação do GESTAR II, formou-se a mesa de autoridades, todos falaram sobre a importância do Programa. A Professora Eliane de Brasília coordenadora do MEC explanou sobre o Programa, falando sobre o Histórico do Gestar II, que será composto de 300 h, sendo 96 h presenciais, 40 h iniciais, 40 h seminário de acompanhamento, 16 h de Seminário de Avaliação e aos cursistas será de 300 h, sendo 120 h presenciais, 80 h de oficinas, 40 h - elaboração do projeto, plantão pedagógico e acompanhamento pedagógico.
Em seguida fomos para a sala. Como nossa turma de Língua Portuguesa é bem grande fomos divididos em duas turmas e tive a grande sorte de ficar na sala coordenada por uma maravilhosa professora, tão grande em conhecimento e minúscula em pessoa, no primeiro contato até pensei que seria difícil demais estes dias todos sentados em uma cadeira, porém ao final do curso pedi desculpas ao meu julgamento antecipado, mas confesso que este é o mal que está presente em nós: julgar, sem conhecer. Ela se apresentou: Dr. Ormezinda Ribeiro Aya. Professora da Universidade de Brasília. Sociolinguista. Iniciamos nossa oficina, a professora reforçou o histórico do Gestar a finalidade do Programa que é elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sociocultural. Passou para nós que a partir daquele momento somos alunos da UNB, com direito a certificado, porém para isto seremos avaliados em nossas atividades e com a apresentação de um portifólio com toda a nossa trajetória. Falou do material, sobre as TPs ( Cadernos de Teoria e Prática)e AAAs (Atividades de apoio pedagógico). Neste dia no período da tarde, demos início ao estudo da TP3 “Gêneros e Tipos textuais” e nos orientou que também iniciássemos com nossos cursistas, ressaltou a importância de adotar o gênero como partida, pois na prática, todos os falantes de uma língua aprendem, juntamente com a aquisição das regras gramaticais dessa língua, a se expressar por meio de diferentes gêneros textuais, antes mesmo de aprendê-los na escola. À escola cabe aproveitar esse conhecimento intuitivo, sistematizar e tornar consciente o uso dos diferentes gêneros textuais com os quais convivemos nos diversos níveis das nossas práticas sociais, de acordo com as idéias culturalmente desenvolvidas, também nos colocamos como ouvintes e reconhecemos nos textos o que o nosso conhecimento de mundo nos mostra. Através de diversos textos apresentados pela professora, pudemos identificar a capacidade de perceber as diferenças na organização dos textos, respeitando as diferenças, pois cada um de nós tem uma forma de ver o mundo, reagimos e agimos conforme nossas experiências pessoais. Identificamos essa capacidade como
Competência sóciocomunicativa e a identificação dos gêneros estão incluída nesta competência sociocomunicativa. Toda criança apresenta este conhecimento, a professora citou o exemplo de sua filha que disse: Olha o pezinho da arvore de natais, quando ela foi corrigir simplesmente ela respondeu que aquela árvore era colocada ali todo ano. Este conhecimento não é aprendido na escola. Como a história de um analfabeto que para impressionar a namorada estava lendo uma revista, porém a revista estava de cabeça para baixo e ela foi dizer então ele respondeu, eu sei, pois já li, agora estou relendo.
Nossa primeira atividade em grupo foi ler um texto e cada grupo Grupo fez a seguinte atividade com base no texto lido, o grupo 1- vender a casa. Grupos 2- comprar a casa.Grupos 3- tentar tombar a casa. Grupos 4- roubar a casa.Grupo 5- alugar a casa e os textos poderiam ser em forma de Carta- e-mail- relatório- entrevista- plano de roubo- memorial descritivo- classificados- etc..)
O meu grupo foi o 5, composto pelos seguintes professores: Claudemir, Eliseu, Emília e eu. O nosso texto ficou assim: Aluga-se um sobrado afastado do centro urbano, com um quintal arborizado e um enorme jardim, com cômodos amplos: sala de estar, sala de jantar com toda porcelana, prata e cristais, escritório, três quartos revestidos com mármore, sendo um dos quartos com closet, cozinha, lavanderia e garagem com porta lateral. Interessados ligar para os seguintes telefones: 8800000 ou 9900000. Depois foi feita a socialização com os demais grupos e a professora foi questionando o gênero que foi utilizado pelos grupos. Através desta atividade tivemos contatos com diversos tipos de texto, como também a intertextualidade com os textos, gostou muito da atividade, pois podemos aplicá-las aos nossos alunos e com certeza através desta atividade prazerosa eles irão compreender melhor.
No 2º dia, 31/03/09 foi apresentado os objetivos da Unidade 10 da TP3, a professora fez algumas considerações necessárias e assistimos uns textos em vídeo com o uso do aparelho multimídia “Tango”, “Rock” e “História de amor”, após dicussões, foram divididos grupos e a socilicitados que os grupos elaborassem outra narrativa com temas diversos a partir da dinamização do texto “Tango” , utilizando outro ritmo: Rock, samba, bolero, axé, funk, sertanejo. A atividade do nosso grupo foi está.
Em seguida foi feita a socialização dos textos com a utilização do retro projetor. Esta atividade foi muito significativa, mostrou que em poucas palavras se diz muito e a colocação do ritmo no texto oportuniza a criatividade e da vida ao texto.
Após esta atividade passamos ao estudo da unidade 11 da TP3, com os seguintes objetivos: Caracterizar seqüências tipológicas narrativas e descritivas. Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas. Caracterizar seqüências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo. Depois de explorado os tipos textuais: narrativo, descritivo, injuntivo e dissertativo, a professora explicou sobre as atividades que devemos fazer, como por exemplo o portifólio e trazer como tarefa a apresentação de uma atividade considerada significativa que tenha sido realizada com os cursistas, podendo ser proveitosa ou problemática.
No dia 01 de abril de 2009, nosso dia se iniciou com uma sessão de cinema muito divertida com o filme “Narradores de Javé”. Durante o filme fomos anotando as expressões utilizadas pelos personagens, as quais muito nos divertiram como: escovado- jacaré apaixonado – desinteria de ti – espermatozóide de ninja – clonado de miolo de pão – pokemon de Jesus e muitas outras, mas em fim o filme nos trouxe a mensagem de que quem tem a escrita tem o poder, a importância do letrado, os coitados contavam a história, porém o que escrevia podia colocar no papel o que ele queria, pois os demais não sabiam ler.
Após o filme foi sugerido como trabalhar alguns tópicos abordados no filme.
A atividade seguinte que desenvolvemos foi à elaboração de um plano de aula, meu grupo foi composto por: Claudemir, Eliseu e Emilia. Elaboramos o seguinte plano:
Tema: “Resgate de Memórias.
As aulas de Resgate de Memórias serão desenvolvidas de modo interdisciplinar com os alunos do 6º ano, totalizando 30 aulas distribuídas em 02 aulas semanais.
OBJETIVO GERAL: Oferecer a possibilidade de trabalhar os conteúdos selecionados vinculados à realidade local, abordados em diferentes contextos, buscando a superação das dificuldades de aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Refletir sobre os usos e costumes das pessoas mais velhas relacionando aos costumes presentes em nosso cotidiano.
- Produzir textos escritos, ilustrados, em quadrinhos usando a criatividade.
- Relacionar as funções da escrita nas práticas cotidianas.
-Reconhecer o gênero textual nos textos trabalhados.
METODOLOGIA:
- Pesquisa na comunidade com os moradores mais antigos.
- Elaboração dos convites aos moradores antigos para participarem de uma sessão de cinema na escola para assistirem “Narradores de Javé”.
- Discussão oral sobre o filme trabalhando os seguintes tópicos: léxico e poder da escrita.
- Visita de um casal de idoso para contar como era o Estrela do Oeste e como esta hoje e fatos relevantes relacionados aos valores históricos da comunidade.
-Pesquisa na comunidade sobre as plantas medicinais, receitas de chás e remédios caseiros.
- Montar um livrinho com as receitas escritas e ilustradas.
- Socialização com a exposição dos trabalhos desenvolvidos para a comunidade.
RECURSOS:
Papel, lápis, DVD, data show, cola, lápis de cor, plantas.
AVALIAÇÃO: Será desenvolvida de maneira contínua de acordo com as atividades e também será feito um relatório.
Após o término da atividade foi realizada a socialização de todos os grupos.
Em seguida fomos para a sala. Como nossa turma de Língua Portuguesa é bem grande fomos divididos em duas turmas e tive a grande sorte de ficar na sala coordenada por uma maravilhosa professora, tão grande em conhecimento e minúscula em pessoa, no primeiro contato até pensei que seria difícil demais estes dias todos sentados em uma cadeira, porém ao final do curso pedi desculpas ao meu julgamento antecipado, mas confesso que este é o mal que está presente em nós: julgar, sem conhecer. Ela se apresentou: Dr. Ormezinda Ribeiro Aya. Professora da Universidade de Brasília. Sociolinguista. Iniciamos nossa oficina, a professora reforçou o histórico do Gestar a finalidade do Programa que é elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sociocultural. Passou para nós que a partir daquele momento somos alunos da UNB, com direito a certificado, porém para isto seremos avaliados em nossas atividades e com a apresentação de um portifólio com toda a nossa trajetória. Falou do material, sobre as TPs ( Cadernos de Teoria e Prática)e AAAs (Atividades de apoio pedagógico). Neste dia no período da tarde, demos início ao estudo da TP3 “Gêneros e Tipos textuais” e nos orientou que também iniciássemos com nossos cursistas, ressaltou a importância de adotar o gênero como partida, pois na prática, todos os falantes de uma língua aprendem, juntamente com a aquisição das regras gramaticais dessa língua, a se expressar por meio de diferentes gêneros textuais, antes mesmo de aprendê-los na escola. À escola cabe aproveitar esse conhecimento intuitivo, sistematizar e tornar consciente o uso dos diferentes gêneros textuais com os quais convivemos nos diversos níveis das nossas práticas sociais, de acordo com as idéias culturalmente desenvolvidas, também nos colocamos como ouvintes e reconhecemos nos textos o que o nosso conhecimento de mundo nos mostra. Através de diversos textos apresentados pela professora, pudemos identificar a capacidade de perceber as diferenças na organização dos textos, respeitando as diferenças, pois cada um de nós tem uma forma de ver o mundo, reagimos e agimos conforme nossas experiências pessoais. Identificamos essa capacidade como
Competência sóciocomunicativa e a identificação dos gêneros estão incluída nesta competência sociocomunicativa. Toda criança apresenta este conhecimento, a professora citou o exemplo de sua filha que disse: Olha o pezinho da arvore de natais, quando ela foi corrigir simplesmente ela respondeu que aquela árvore era colocada ali todo ano. Este conhecimento não é aprendido na escola. Como a história de um analfabeto que para impressionar a namorada estava lendo uma revista, porém a revista estava de cabeça para baixo e ela foi dizer então ele respondeu, eu sei, pois já li, agora estou relendo.
Nossa primeira atividade em grupo foi ler um texto e cada grupo Grupo fez a seguinte atividade com base no texto lido, o grupo 1- vender a casa. Grupos 2- comprar a casa.Grupos 3- tentar tombar a casa. Grupos 4- roubar a casa.Grupo 5- alugar a casa e os textos poderiam ser em forma de Carta- e-mail- relatório- entrevista- plano de roubo- memorial descritivo- classificados- etc..)
O meu grupo foi o 5, composto pelos seguintes professores: Claudemir, Eliseu, Emília e eu. O nosso texto ficou assim: Aluga-se um sobrado afastado do centro urbano, com um quintal arborizado e um enorme jardim, com cômodos amplos: sala de estar, sala de jantar com toda porcelana, prata e cristais, escritório, três quartos revestidos com mármore, sendo um dos quartos com closet, cozinha, lavanderia e garagem com porta lateral. Interessados ligar para os seguintes telefones: 8800000 ou 9900000. Depois foi feita a socialização com os demais grupos e a professora foi questionando o gênero que foi utilizado pelos grupos. Através desta atividade tivemos contatos com diversos tipos de texto, como também a intertextualidade com os textos, gostou muito da atividade, pois podemos aplicá-las aos nossos alunos e com certeza através desta atividade prazerosa eles irão compreender melhor.
No 2º dia, 31/03/09 foi apresentado os objetivos da Unidade 10 da TP3, a professora fez algumas considerações necessárias e assistimos uns textos em vídeo com o uso do aparelho multimídia “Tango”, “Rock” e “História de amor”, após dicussões, foram divididos grupos e a socilicitados que os grupos elaborassem outra narrativa com temas diversos a partir da dinamização do texto “Tango” , utilizando outro ritmo: Rock, samba, bolero, axé, funk, sertanejo. A atividade do nosso grupo foi está.
Em seguida foi feita a socialização dos textos com a utilização do retro projetor. Esta atividade foi muito significativa, mostrou que em poucas palavras se diz muito e a colocação do ritmo no texto oportuniza a criatividade e da vida ao texto.
Após esta atividade passamos ao estudo da unidade 11 da TP3, com os seguintes objetivos: Caracterizar seqüências tipológicas narrativas e descritivas. Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas. Caracterizar seqüências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo. Depois de explorado os tipos textuais: narrativo, descritivo, injuntivo e dissertativo, a professora explicou sobre as atividades que devemos fazer, como por exemplo o portifólio e trazer como tarefa a apresentação de uma atividade considerada significativa que tenha sido realizada com os cursistas, podendo ser proveitosa ou problemática.
No dia 01 de abril de 2009, nosso dia se iniciou com uma sessão de cinema muito divertida com o filme “Narradores de Javé”. Durante o filme fomos anotando as expressões utilizadas pelos personagens, as quais muito nos divertiram como: escovado- jacaré apaixonado – desinteria de ti – espermatozóide de ninja – clonado de miolo de pão – pokemon de Jesus e muitas outras, mas em fim o filme nos trouxe a mensagem de que quem tem a escrita tem o poder, a importância do letrado, os coitados contavam a história, porém o que escrevia podia colocar no papel o que ele queria, pois os demais não sabiam ler.
Após o filme foi sugerido como trabalhar alguns tópicos abordados no filme.
A atividade seguinte que desenvolvemos foi à elaboração de um plano de aula, meu grupo foi composto por: Claudemir, Eliseu e Emilia. Elaboramos o seguinte plano:
Tema: “Resgate de Memórias.
As aulas de Resgate de Memórias serão desenvolvidas de modo interdisciplinar com os alunos do 6º ano, totalizando 30 aulas distribuídas em 02 aulas semanais.
OBJETIVO GERAL: Oferecer a possibilidade de trabalhar os conteúdos selecionados vinculados à realidade local, abordados em diferentes contextos, buscando a superação das dificuldades de aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Refletir sobre os usos e costumes das pessoas mais velhas relacionando aos costumes presentes em nosso cotidiano.
- Produzir textos escritos, ilustrados, em quadrinhos usando a criatividade.
- Relacionar as funções da escrita nas práticas cotidianas.
-Reconhecer o gênero textual nos textos trabalhados.
METODOLOGIA:
- Pesquisa na comunidade com os moradores mais antigos.
- Elaboração dos convites aos moradores antigos para participarem de uma sessão de cinema na escola para assistirem “Narradores de Javé”.
- Discussão oral sobre o filme trabalhando os seguintes tópicos: léxico e poder da escrita.
- Visita de um casal de idoso para contar como era o Estrela do Oeste e como esta hoje e fatos relevantes relacionados aos valores históricos da comunidade.
-Pesquisa na comunidade sobre as plantas medicinais, receitas de chás e remédios caseiros.
- Montar um livrinho com as receitas escritas e ilustradas.
- Socialização com a exposição dos trabalhos desenvolvidos para a comunidade.
RECURSOS:
Papel, lápis, DVD, data show, cola, lápis de cor, plantas.
AVALIAÇÃO: Será desenvolvida de maneira contínua de acordo com as atividades e também será feito um relatório.
Após o término da atividade foi realizada a socialização de todos os grupos.
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