quinta-feira, 4 de junho de 2009

1ª e 2ª oficina- Língua Portuguesa

1ª OFICINA – GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA -23/04/2009

No dia 23 de abril de 2009 na REN de Cabixi, às 13:00h iniciamos a 1ª oficina de Língua Portuguesa. Confesso que a expectativa foi muito grande diante deste desafio, fiquei muitos dias ansiosa e estudando uma maneira para convencer os cursistas que o programa realmente veio para ajudar as práticas em sala de aula, estudando uma maneira de fazer com que as oficinas não sejam monótonas, para que os professores estivessem ali com prazer, com a certeza de que vai valer a pena, como me senti na formação com a nossa formadora Aya, eu não queria perder um minuto e não via a hora passar. Me questionei várias vezes, que o meu primeiro passo para tudo dar certo seria convencer os cursistas a acreditar no programa, claro que para isto talvez precise de mais alguns dias, mas o 1º passo foi dado e acredito que começamos bem. Iniciei a oficina simplesmente com a anedota do pescador, que junto com a professora e o advogado prova que “Não há saber mais ou saber menos , e sim saberes diferentes”, diante de tantas mensagens lindas, esta neste dia para mim foi a mais significante, assim criamos um elo que estamos juntos na caminhada e que não é porque sou a formadora que sei mais do que eles e que com certeza a experiência é desafiadora, mas eu estarei para apoiá-los e ajudá-los no que for preciso. Em seguida passei novamente as orientações do programa, as atividades que irão desenvolver, o total de horas e o porque de começarmos com a TP3. Após as orientações iniciamos a TP3, com a leitura dos objetivos e ouvimos uma propaganda nota 10 da metal singer e um discurso político, abrindo questionamentos da diferença entre os dois, assim entrei nos gêneros textuais que estão ligados na competência sóciocomunicativa, vimos vários exemplos de gêneros através do aparelho multimídia, um e-mail de um currículo vitae, trabalhamos o texto “Um novo José Josias de Souza”, um artigo de opinião escrito em forma de poema, abordamos bem a temática. Depois foram divididos em grupos para fazerem a 1ª atividade que foi a leitura do texto da casa e cada grupo produziu um texto com base nas referências do texto lido o Grupo 1- vender a casa; grupo 2- comprar a casa; grupo 3- tentar tombar a casa; grupo 4- roubar a casa; grupo 5- alugar a casa. E poderiam usar vários tipos de gêneros (Carta- e-mail- relatório- entrevista- plano de roubo- memorial descritivo- classificados- etc..).Foi feita a socialização dos textos e discutido os gêneros que utilizaram. Passamos para Unidade 10 da TP3, focalizando a diferença de textos literários e não literários, também o cordel. “Trabalhamos o slide do texto “Tango”,” Rock” e História de amor” e os grupos se formaram novamente que criaram textos A partir da dinamização do texto “Tango” cada grupo criou um texto com outro ritmo;Rock, Samba,Bolero, Axé, Funk, Sertanejo. Com a socialização percebi que foi tamanha a criatividade dos professores e também a participação, um motivo a mais para acreditar que juntos vamos conseguir alcançar nossos objetivos. Foi um dia maravilhoso.































Um comentário: