terça-feira, 9 de junho de 2009

Relatório Plantões Pedagógicos

RELATÓRIOS PLANTÕES PEDAGÓGICOS

No dia 27 de abril de 2009, às 7:00h às 9:00h iniciei o plantão pedagógico na E.E.E.F.M. José de Anchieta. Neste dia, procurei o horário dos professores cursistas, porém por motivo de uma futura mudança nos horários não foi possível realizar um planejamento para o atendimento individual, apenas passei os materiais no computador que os professores tem acesso, para que possam imprimir atividades de apoio aos alunos, também me coloquei a disposição para ajuda-los nas atividades de apoio.
No dia 04 de maio de 2009, das 7:00h às 9:00h fui ao Colégio José de Anchieta para mais um plantão pedagógico, porém senti a grande dificuldade de contato com os professores cursistas, pois eles sempre se encontram em sala de aula, não tendo como ter um atendimento individual, mas mesmo assim falei com : Paulo, Roseli, Audria, Cristiane, Soninha. Neste dia também fui ao Supletivo falar com os cursistas que trabalham lá e tirar algumas dúvidas, orientei a professora Cleide Mara e o Professor Idonias.

Dessa forma elaborei um comunicado e entreguei a cada um que dizia.

COMUNICADO

Queridos e queridas cursistas do Gestar II Língua Portuguesa, venho por meio deste informar-lhes que os Kits contendo os materiais indispensáveis ao curso estão na SEDUC. Peço encarecidamente que cada um pegue o seu, pois são muitos, dificultando a entrega individual. Uma outra questão encomoda é que ainda não consegui em mãos o horário de vocês, por motivo de uma futura mudança, mas mesmo assim estive analisando e o nosso contato nos plantões pedagógicos está complicado, pois vocês sempre estão em sala de aula dificultando o atendimento individual. Desta forma vou ver se consigo fazer um plantão pedagógico na 5ª feira a tarde para que todos tenham a oportunidade de atendimento individual sobre as dúvidas que surgirem.
Também esclareço a vocês que as atividades a serem aplicadas aos alunos estão na TP3 Unidade 9 e 10. Cada unidade apresenta AVANÇANDO NA PRÁTICA ( apresenta sempre dentro de um quadro azul). Escolha uma das atividades propostas nessas duas unidades. Oriente sua aplicação para a realidade de sua sala de aula e relate como se deu essa experiência: Como você planejou a atividade? Que dificuldades teóricas encontrou? Que dificuldades de aplicação encontrou? Que soluções encontrou para essas dificuldades? A que resultados positivos você e seus alunos chegaram? Como você avalia o alcance de seus objetivos? Você teve a oportunidade de discutir essa prática com seus colegas ou com seu coordenador? Como vocês avaliam os resultados?
Esta experiência será partilhada na próxima oficina dia 21/05/09.

Marcas de Batom no Banheiro...Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: uma turma de meninas de 12 anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de batom.O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia.Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom...Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora.No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram...No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho.O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.Nunca mais apareceram marcas no espelho!Moral da história: Há professores e há educadores...Comunicar é sempre um desafio!Às vezes precisamos usar métodos diferentes para alcançar certos resultados.
ABRAÇOS!!!
Professora Luciane
No dia 05 de Maio fui ao supletivo às 9:00h orientar a professora Elizabete que estava com algumas dúvidas sobre a aplicação das atividades, depois de orienta-la, deixei o comunicado para melhor compreensão.
No dia 06 de Maio às 8:00h fui ao Colégio José de Anchieta com o objetivo de encontrar alguns cursistas e atendê-los nas dificuldades, porém encontrei a mesma situação, todos preocupados com a semana de provas e entrega de notas e senti uma grande angústia com a situação e todos alegam a mesma questão, a falta de tempo e a aproximação do fechamento do 1º bimestre. Mesmo assim consegui atender o professor Flávio com algumas orientações e fiquei de procurá-lo para entregar o comunicado que não estava em mãos. A mesma coisa ouvi dele, a preocupação com as provas e notas para entregar, perguntou também se isto era para o próximo encontro alegando a falta de tempo, tentei animá-lo dizendo que são atividades que trabalham no dia a dia, e que pode haver uma intertextualidade entre as atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário